No período de 12-15 a PJMP Diocesana esteve participando da sua Assembleia Regional NE2. A baixo, mostram-se algumas fotos do espaço (Santa Fé, Solânea-PB), reduto de romeiros e devotos do Pe. Ibiapina.
A@s companheir@s que tiverem vídeos e fotos que puderem partilhar, por favor encaminhem para o nosso ambiente virtual.
No canto inferior esquerdo do blog uma maior quantidade de fotos, com muitos outros momentos. Passem e deem uma olhada. Tem muita coisa bacana.
Nota.: Responsáveis pelas fotos: Dany-RN e Driko-PE.
Grande abraço.
Mário Gaudêncio
Comissão de Serviços da PJMP
DIOCESE DE MOSSORÓ-RN
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Visita Pastoral
Querid@s companheir@s,
Dia 21 de novembro (domingo) a Equipe de Serviço, junto com a nova Coordenação Diocesana estará realizando visita pastoral nas cidades de Grossos e Umarizal.
Grande Abraço.
Mário Gaudêncio
Pela Comissão Diocesana de Serviço
Dia 21 de novembro (domingo) a Equipe de Serviço, junto com a nova Coordenação Diocesana estará realizando visita pastoral nas cidades de Grossos e Umarizal.
Grande Abraço.
Mário Gaudêncio
Pela Comissão Diocesana de Serviço
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
AGENDA DE FINAL DE ANO DA PJMP MOSSORÓ
Dia 12 - 15/11/2010
ARPJMP-NE2
Diocese de Guarabira
Contato: salemario@gmail.com
Dia 11 - 12/12/2010
Reunião Ampliada
Praia de Tibau
Contato: salemario@gmail.com
Dia 28 - 30/01/2010
ADPJMP
Governador Dix-sept. Rosado
Contato: pjmpmossoro@gmail.com
Att.
Comissão de Serviços da PJMP
DIOCESE DE MOSSORÓ
ARPJMP-NE2
Diocese de Guarabira
Contato: salemario@gmail.com
Dia 11 - 12/12/2010
Reunião Ampliada
Praia de Tibau
Contato: salemario@gmail.com
Dia 28 - 30/01/2010
ADPJMP
Governador Dix-sept. Rosado
Contato: pjmpmossoro@gmail.com
Att.
Comissão de Serviços da PJMP
DIOCESE DE MOSSORÓ
PJMP Mossoró terá maior delegação na ARPJMP 2010
A PJMP na Diocese de mossoró levará para sua Assembléia Regional NE, a maior delegação, com 15 pessoas. Desde 2001, na Assembléia do Janga em Pernambuco a diocese não tem uma representação tão expressiva.
Esta, por sua vez, acontecerá de 12 a 15 de novembro 2010 na comunidade de Santa Fé, cidade de Solânea (Diocese de Guarabira-RN).
Att.
Mário Gaudêncio
Comissão de Serviços da PJMP
DIOCESE DE MOSSORÓ
Esta, por sua vez, acontecerá de 12 a 15 de novembro 2010 na comunidade de Santa Fé, cidade de Solânea (Diocese de Guarabira-RN).
Att.
Mário Gaudêncio
Comissão de Serviços da PJMP
DIOCESE DE MOSSORÓ
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
SÍNTESE DOS RESULTADOS DAS OFICINAS DO III CONGRESSO DE ASSU: “PJMP, 32 de fé e vida no meio popular”
1 OFICINA DE MEIO AMBIENTE
Os resultados foram apresentados através dos “10 Mandamentos da Juventude”, assim percebidos:
1.Preservar a água como fonte de vida;
2.Lutar para que o meio ambiente seja disciplina obrigatória nas escolas;
3.Que a comunidade e escola se preocupem e se comprometam com o meio ambiente;
4.Amar o meio ambiente como um ser vivo;
5.Usar a ciência em favor do meio ambiente;
6.Realizar processos de formação continuada na PJMP;
7.Que a PJMP se comprometa com o desenvolvimento de projetos sócio-ambientais;
8.Preservação e valorização da biodiversidade;
9.Lutar contra a fome e a pobreza;
10.Que a PJMP favoreça práticas auto-sustentáveis;
2 OFICINA MUNDO DO TRABALHO
Esta oficina apresentou seus resultados através de um carta manifesto, assim escrita:
A juventude do Rio Grande do Norte, a exemplo do jovem de todo o país, enfrenta um dilema na sua formação como cidadão e na sua independência financeira dos pais e de sua família, a falta de emprego e de perspectivas de vida digna, junto a família e a sociedade. Mas por que a maioria da nossa juventude está enfrentando esta situação de penúria e de necessidade? Por que os jovens estão desempregados e ociosos no auge de sua vitalidade? Quais os motivos que colaboram para esse contexto?
Poderíamos enumerar diversas razões, dependendo da situação vivenciada, entre elas poderíamos citar a falta de oportunidade na sociedade competitiva, onde muitos almejam um lugar, mas apenas alguns são selecionados e conseguem sair do imenso grupo de desempregados apontados pelas estatísticas. A falta de uma qualificação adequada poderia também ser considerada uma causa preponderante, uma vez que, os jovens algumas vezes são eliminados do mundo do trabalho, por falta de uma formação específica em seu currículo, sendo substituídos por pessoas de outros lugares.
Aliado a isso, a falta de sonho, motivação e de perspectivas para o futuro, a tão exigida experiência profissional, são fatores marcantes na consolidação desta realidade. As políticas públicas do Governo Federal, como o Pró-jovem, Aprendiz Cidadão e 1º Emprego, não apontam uma solução definitiva para o problema, mas apenas ameniza um quadro cruel e preocupante.
Então, o que fazer para melhorar esta situação? Qual o papel da juventude do meio popular na criação de alternativas para sair desta situação? O desemprego é uma realidade social e eliminar este problema é dever do poder público, mas também é missão de todos nós.
3 OFICINA DE SEGURANÇA PÚBLICA
O dia de estudos e construção de conhecimento na oficina “Juventude e segurança pública: a juventude quer viver”, foi dado em quatros momentos, onde no primeiro momento construíram um varal com sua identidade, sou PJMP e neste varal surgiram as identidades com vários aspectos: gente, pessoa de bem, paciente, representante do CONSUA – Conselho Universitário Agrícola, etc.
A seguir houve uma explanação da temática, respondendo duas colocações em tarjetas, utilizando como recurso metodológico, uma “tempestade de idéias”, que tratava das seguintes questões:
a) Qual a impressão que se dá quando se fala em “segurança pública?
b) O que vem exterminando as juventudes hoje em dia?
Quanto a Questão A, foram obtidas as seguintes respostas:
➢É um conjunto de fatores envolvidos na proteção e prevenção do cidadão;
➢Paz e tranqüilidade;
➢Liberdade de expressão;
➢Está seguro de tudo;
➢Respeitar o próximo;
➢Viver sem hipocrisia;
➢Organização e tranqüilidade de cada ser humano no seu habitat;
➢Direito de todos e dever das autoridades;
➢Proteção e valores da população;
➢É viver sem violência.
No que diz respeito à Questão B, verificou-se:
➢O acesso as drogas, o jovem entra no mundo do crime;
➢Falta de diálogo familiar;
➢Álcool, drogas e marginalização;
➢Falta de oportunidades de trabalho;
➢Falta de educação e comunicação;
➢Violência, drogas e falta de acolhimento;
➢Não respeitar o outro;
➢Falta de dignidade;
➢Falta de compromisso e cidadania.
Após a “tempestade de idéias”, houve a socialização discutindo a questão: Quais as ações práticas que os grupos de jovens podem desenvolver nas comunidades para construção da cultura de paz?
A resposta conteve-se em articular mais jovens, na verdade, convidando-os e conversando sobre os problemas atuais da comunidade. Isto seria o “ponta-pé inicial”.
Buscou-se também, aprofundar a temática sobre a violência nossa de cada dia e fazer a seguinte reflexão: Por que existe violência? É possível contextualizar a realidade brasileira com a bíblica?
A partir daí, desencadearam-se os trabalhos da oficina, analisando e elencando propostas que pudessem promover a paz e ajudar no desenvolvimento da juventude no mundo atual. De forma criativa, os jovens construíram uns painéis respondendo a uma pergunta que não queria calar: O que vem matando a juventude do Vale do Assu hoje?
Em um dos painéis se viu que “a união popular pode quebrar as correntes da opressão, da injustiça e transformar a violência em paz”. Um segundo painel apresentou as reivindicações juvenis, como acesso a educação de qualidade. “Educação é a base de tudo: justiça, liberdade, paz...
Diante do que foi exposto, os jovens falaram destes fatos com frustração de vida. O que mais chocam-os, e que suas esperanças estão limitadas às autoridades. Falam ainda que há ausência de políticas colaborativas, que deveriam ser mais ativas para sociedade, em especial aos jovens. Por fim, acham também, que há pouco investimento (poder executivo) e omissão da justiça (poder judiciário) para defensores públicos nas bases.
Ao final da oficina, os jovens acharam válido pensar um pouco sobre práticas de injustiças promovidas por pessoas.
Diante da interação temática, percebeu-se a necessidade de realizar exposição e construir da proposta que recomenda-se novas práticas.
Conclui-se então que este tema é inesgotável, porém percebeu-se a necessidade de encontrar mais jovens comprometidos com as causas sociais. Tivemos aqui, um conteúdo básico, “um ponta-pé” inicial, para ser desenvolvido novos encontros.
Ao definir segurança pública, os participantes expuseram ter adquirido um maior conhecimento e interessante sobre o assunto e de perceber que esta discussão tem uma estreita relação com a vida do grupo e da comunidade.
Portanto, fica o apelo para que sejam realizadas mais ações nas comunidades. Que os participantes, ao regressar à suas comunidades, multipliquem aos outros jovens, dar continuidade ao debate sobre os problemas da sociedade, presente no cotidiano e assim, ouvem-se meios para melhorar situação do jovem do meio popular. É necessário envolver todos os seguimentos da comunidade para minimizar as causas de insegurança que vem se perpetuando ao longo de décadas.
4 OFICINA DE SEXUALIDADE: EXPERIMENTANDO DESEJOS E PRAZERES COM RESPONSABILIDADE
O 3º Congresso da PJMP no Vale do Assú discutiu na oficina Juventude e Sexualidade as diversas formas e expressões da sexualidade dos indivíduos.
A juventude nos dias de hoje busca saciar seu prazeres e vontades através da sexualidade, assim manifestando desejos pessoais.
O mundo capitalista trouxe consigo novos interesses: o físico corporal e financeiro, sendo assim, esquecem do espiritual que fortifica a união matrimonial, tornando uma aliança capaz de ultrapassar devidas dificuldades.
Percebemos também, na sexualidade, atividade sexual precoce, causando problemas psicológicos e dificuldades no desenvolvimento infantil.
O diálogo familiar é essencial para o esclarecimento, entretanto, pedimos que os pais buscassem sempre orientar seus filhos, para que se possa perceber o desenvolvimento da vida sexual do indivíduo.
A desestruturação familiar prejudica diretamente o ambiente familiar, sendo assim, causador das relações sexuais sem respeito, o uso de drogas lícitas e ilícitas.
A juventude procura o ter no sentido material, social e econômico e venda seus olhos para o ser justo, humilde, amoroso, crítico, reflexivo, pensante e atuante.
E foram nessas discussões que os levam um caminho de trilhar mais seguras e verdadeiras seu protagonismo juvenil onde o(a) jovem não se fecha à questões cotidianas presentes na vida da juventude e na própria sexualidade.
A juventude abre seu caminho para sexualidade, e nessas veredas encontramos respostas que extrapolam paredes tradicionais. A busca do prazer é incessantemente vista e percebida por um olhar juvenil mais simples.
5 OFICINA TREM DA HISTÓRIA
A oficina apresentou a comunidade presente, a seguinte carta reivindicativa:
Ultimamente estamos nos sentindo meio órfãos, pois o pouco apoio tem minguado aos grupos de base, diminuindo assim a sua força na caminhada. Realizamos muitas coisas para com a juventude do meio popular, mas queremos muitos mais. Nossos sonhos são ousados e é preciso unir forças de políticos comprometidos e religiosos. Se faz necessário conquistar mais jovens para transformar nossa sociedade em um mundo mais justo.
Nós jovens, por natureza somos sonhadores e é preciso que nossos projetos de vida oportunizados, nos levando a prosperar na união e a comunhão. O jovem do meio popular também tem sua identidade própria, é precisa de liberdade para expressar sua cultura, mas também precisa ter seus direitos garantidos.
Este jovem do meio popular também precisa cada vez mais ser comprometido com a prática cristã de uma igreja libertadora.
Portanto, esperamos que, de coração cheios de fé e vida, arregacemos as mangas para que estes sonhos não sejam apenas sonhados mais realizados um a um, no meio popular. “Juventude que ousa sonhar, constrói um Brasil popular”.
Att.
Comissão Diocesano de Seviço da PJMP
Os resultados foram apresentados através dos “10 Mandamentos da Juventude”, assim percebidos:
1.Preservar a água como fonte de vida;
2.Lutar para que o meio ambiente seja disciplina obrigatória nas escolas;
3.Que a comunidade e escola se preocupem e se comprometam com o meio ambiente;
4.Amar o meio ambiente como um ser vivo;
5.Usar a ciência em favor do meio ambiente;
6.Realizar processos de formação continuada na PJMP;
7.Que a PJMP se comprometa com o desenvolvimento de projetos sócio-ambientais;
8.Preservação e valorização da biodiversidade;
9.Lutar contra a fome e a pobreza;
10.Que a PJMP favoreça práticas auto-sustentáveis;
2 OFICINA MUNDO DO TRABALHO
Esta oficina apresentou seus resultados através de um carta manifesto, assim escrita:
A juventude do Rio Grande do Norte, a exemplo do jovem de todo o país, enfrenta um dilema na sua formação como cidadão e na sua independência financeira dos pais e de sua família, a falta de emprego e de perspectivas de vida digna, junto a família e a sociedade. Mas por que a maioria da nossa juventude está enfrentando esta situação de penúria e de necessidade? Por que os jovens estão desempregados e ociosos no auge de sua vitalidade? Quais os motivos que colaboram para esse contexto?
Poderíamos enumerar diversas razões, dependendo da situação vivenciada, entre elas poderíamos citar a falta de oportunidade na sociedade competitiva, onde muitos almejam um lugar, mas apenas alguns são selecionados e conseguem sair do imenso grupo de desempregados apontados pelas estatísticas. A falta de uma qualificação adequada poderia também ser considerada uma causa preponderante, uma vez que, os jovens algumas vezes são eliminados do mundo do trabalho, por falta de uma formação específica em seu currículo, sendo substituídos por pessoas de outros lugares.
Aliado a isso, a falta de sonho, motivação e de perspectivas para o futuro, a tão exigida experiência profissional, são fatores marcantes na consolidação desta realidade. As políticas públicas do Governo Federal, como o Pró-jovem, Aprendiz Cidadão e 1º Emprego, não apontam uma solução definitiva para o problema, mas apenas ameniza um quadro cruel e preocupante.
Então, o que fazer para melhorar esta situação? Qual o papel da juventude do meio popular na criação de alternativas para sair desta situação? O desemprego é uma realidade social e eliminar este problema é dever do poder público, mas também é missão de todos nós.
3 OFICINA DE SEGURANÇA PÚBLICA
O dia de estudos e construção de conhecimento na oficina “Juventude e segurança pública: a juventude quer viver”, foi dado em quatros momentos, onde no primeiro momento construíram um varal com sua identidade, sou PJMP e neste varal surgiram as identidades com vários aspectos: gente, pessoa de bem, paciente, representante do CONSUA – Conselho Universitário Agrícola, etc.
A seguir houve uma explanação da temática, respondendo duas colocações em tarjetas, utilizando como recurso metodológico, uma “tempestade de idéias”, que tratava das seguintes questões:
a) Qual a impressão que se dá quando se fala em “segurança pública?
b) O que vem exterminando as juventudes hoje em dia?
Quanto a Questão A, foram obtidas as seguintes respostas:
➢É um conjunto de fatores envolvidos na proteção e prevenção do cidadão;
➢Paz e tranqüilidade;
➢Liberdade de expressão;
➢Está seguro de tudo;
➢Respeitar o próximo;
➢Viver sem hipocrisia;
➢Organização e tranqüilidade de cada ser humano no seu habitat;
➢Direito de todos e dever das autoridades;
➢Proteção e valores da população;
➢É viver sem violência.
No que diz respeito à Questão B, verificou-se:
➢O acesso as drogas, o jovem entra no mundo do crime;
➢Falta de diálogo familiar;
➢Álcool, drogas e marginalização;
➢Falta de oportunidades de trabalho;
➢Falta de educação e comunicação;
➢Violência, drogas e falta de acolhimento;
➢Não respeitar o outro;
➢Falta de dignidade;
➢Falta de compromisso e cidadania.
Após a “tempestade de idéias”, houve a socialização discutindo a questão: Quais as ações práticas que os grupos de jovens podem desenvolver nas comunidades para construção da cultura de paz?
A resposta conteve-se em articular mais jovens, na verdade, convidando-os e conversando sobre os problemas atuais da comunidade. Isto seria o “ponta-pé inicial”.
Buscou-se também, aprofundar a temática sobre a violência nossa de cada dia e fazer a seguinte reflexão: Por que existe violência? É possível contextualizar a realidade brasileira com a bíblica?
A partir daí, desencadearam-se os trabalhos da oficina, analisando e elencando propostas que pudessem promover a paz e ajudar no desenvolvimento da juventude no mundo atual. De forma criativa, os jovens construíram uns painéis respondendo a uma pergunta que não queria calar: O que vem matando a juventude do Vale do Assu hoje?
Em um dos painéis se viu que “a união popular pode quebrar as correntes da opressão, da injustiça e transformar a violência em paz”. Um segundo painel apresentou as reivindicações juvenis, como acesso a educação de qualidade. “Educação é a base de tudo: justiça, liberdade, paz...
Diante do que foi exposto, os jovens falaram destes fatos com frustração de vida. O que mais chocam-os, e que suas esperanças estão limitadas às autoridades. Falam ainda que há ausência de políticas colaborativas, que deveriam ser mais ativas para sociedade, em especial aos jovens. Por fim, acham também, que há pouco investimento (poder executivo) e omissão da justiça (poder judiciário) para defensores públicos nas bases.
Ao final da oficina, os jovens acharam válido pensar um pouco sobre práticas de injustiças promovidas por pessoas.
Diante da interação temática, percebeu-se a necessidade de realizar exposição e construir da proposta que recomenda-se novas práticas.
Conclui-se então que este tema é inesgotável, porém percebeu-se a necessidade de encontrar mais jovens comprometidos com as causas sociais. Tivemos aqui, um conteúdo básico, “um ponta-pé” inicial, para ser desenvolvido novos encontros.
Ao definir segurança pública, os participantes expuseram ter adquirido um maior conhecimento e interessante sobre o assunto e de perceber que esta discussão tem uma estreita relação com a vida do grupo e da comunidade.
Portanto, fica o apelo para que sejam realizadas mais ações nas comunidades. Que os participantes, ao regressar à suas comunidades, multipliquem aos outros jovens, dar continuidade ao debate sobre os problemas da sociedade, presente no cotidiano e assim, ouvem-se meios para melhorar situação do jovem do meio popular. É necessário envolver todos os seguimentos da comunidade para minimizar as causas de insegurança que vem se perpetuando ao longo de décadas.
4 OFICINA DE SEXUALIDADE: EXPERIMENTANDO DESEJOS E PRAZERES COM RESPONSABILIDADE
O 3º Congresso da PJMP no Vale do Assú discutiu na oficina Juventude e Sexualidade as diversas formas e expressões da sexualidade dos indivíduos.
A juventude nos dias de hoje busca saciar seu prazeres e vontades através da sexualidade, assim manifestando desejos pessoais.
O mundo capitalista trouxe consigo novos interesses: o físico corporal e financeiro, sendo assim, esquecem do espiritual que fortifica a união matrimonial, tornando uma aliança capaz de ultrapassar devidas dificuldades.
Percebemos também, na sexualidade, atividade sexual precoce, causando problemas psicológicos e dificuldades no desenvolvimento infantil.
O diálogo familiar é essencial para o esclarecimento, entretanto, pedimos que os pais buscassem sempre orientar seus filhos, para que se possa perceber o desenvolvimento da vida sexual do indivíduo.
A desestruturação familiar prejudica diretamente o ambiente familiar, sendo assim, causador das relações sexuais sem respeito, o uso de drogas lícitas e ilícitas.
A juventude procura o ter no sentido material, social e econômico e venda seus olhos para o ser justo, humilde, amoroso, crítico, reflexivo, pensante e atuante.
E foram nessas discussões que os levam um caminho de trilhar mais seguras e verdadeiras seu protagonismo juvenil onde o(a) jovem não se fecha à questões cotidianas presentes na vida da juventude e na própria sexualidade.
A juventude abre seu caminho para sexualidade, e nessas veredas encontramos respostas que extrapolam paredes tradicionais. A busca do prazer é incessantemente vista e percebida por um olhar juvenil mais simples.
5 OFICINA TREM DA HISTÓRIA
A oficina apresentou a comunidade presente, a seguinte carta reivindicativa:
Ultimamente estamos nos sentindo meio órfãos, pois o pouco apoio tem minguado aos grupos de base, diminuindo assim a sua força na caminhada. Realizamos muitas coisas para com a juventude do meio popular, mas queremos muitos mais. Nossos sonhos são ousados e é preciso unir forças de políticos comprometidos e religiosos. Se faz necessário conquistar mais jovens para transformar nossa sociedade em um mundo mais justo.
Nós jovens, por natureza somos sonhadores e é preciso que nossos projetos de vida oportunizados, nos levando a prosperar na união e a comunhão. O jovem do meio popular também tem sua identidade própria, é precisa de liberdade para expressar sua cultura, mas também precisa ter seus direitos garantidos.
Este jovem do meio popular também precisa cada vez mais ser comprometido com a prática cristã de uma igreja libertadora.
Portanto, esperamos que, de coração cheios de fé e vida, arregacemos as mangas para que estes sonhos não sejam apenas sonhados mais realizados um a um, no meio popular. “Juventude que ousa sonhar, constrói um Brasil popular”.
Att.
Comissão Diocesano de Seviço da PJMP
segunda-feira, 12 de julho de 2010
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Feliz Aniversário PJMP
DNJ 25 anos: Muita reza, muita luta e muita festa
Estamos em Jubileu! Em 2010, completam-se 25 anos de celebração do Dia Nacional da Juventude. Esta é uma história de muita reza, muita luta e muita festa! Um caminho feito pelos/as próprios/as jovens, e amigos/as da juventude, em todos os cantos deste país. São 25 anos de razões para celebrar a vida da juventude, lutar por direitos, defender a vida, celebrar a fé, semear sinais do Reino!!!
Tema: DNJ 25 anos: celebrando a memória e transformando a história
Lema: Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência
Disponível em: http://www.dnj25anos.redejuventude.org.br/
Acesso em: 09 jul. 2010.
Olha o tamanho da história do DNJ, todos os temas e lemas que animaram a juventude na defesa da vida, embalaram nossas bandeiras na busca do sonho:
1985 - DNJ: Construindo uma Nova Sociedade
1986 - DNJ: Juventude e Terra - Rumo à terra prometida
1987 - DNJ: Juventude e Participação - Juventude, Presença e Participação
1988 - DNJ: Juventude, Libertação na Luta do Povo - Mulher, Negro, Índio e Eleições
1989 - DNJ: Juventude e Educação - Juventude, cadê a Educação?
1990 - DNJ: Juventude e Trabalho - Juventude: do nosso suor, a riqueza de quem?
1991 - DNJ: Juventude e América Latina - Latino-americanos, porque não?
1992 - DNJ: Juventude e Ecologia - Ouça o ECO(logia) da Vida
1993 - DNJ: Juventude e AIDS - Um grito por solidariedade
1994 - DNJ: Juventude e Cultura - Nossa cara, Nossa Cultura
1995 - DNJ: Juventude e Cidadania - Construindo a Vida
1996 - DNJ: Juventude e Cidadania - Quero ver o novo no poder
1997 - DNJ: Juventude e Direitos Humanos - A vida floresce quando a Liberdade Acontece
1998 - DNJ: Juventude e Direitos Humanos - Nas asas da Esperança gestamos a mudança
1999 - DNJ: Juventude e Dívidas Sociais - Vida em Plenitude, Trabalho pra Juventude
2000 - DNJ: Juventude e Dívidas Sociais - Jubileu da Terra, um Sopro de Vida
2001 - DNJ: Políticas Públicas para a Juventude - Paz, Dom de Deus! Direito da Juventude
2002 - DNJ: Políticas Públicas para a Juventude - A vida se tece de sonhos
2003 - DNJ: Políticas Públicas para a Juventude - Lancemos as redes em águas mais profundas
2004 - DNJ: Políticas Públicas para a Juventude - A gente quer fazer valer nosso suor... A gente quer do bom e do melhor
2005 - DNJ: Políticas Públicas para a Juventude - Juventude vamos lutar! Chegou a hora do nosso sonho realizar
2006 - DNJ: Políticas Públicas para a Juventude - Juventude que ousa sonhar constrói um Brasil popular
2007 - DNJ: Juventude e Meio Ambiente - É Missão de todos nós. Deus chama: eu quero ouvir a tua voz
2008 - DNJ: Juventude e os Meios de Comunicação - Queremos pautar as razões de nosso viver
2009 - DNJ: Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida - Juventude em Marcha contra a violência
1985 - DNJ: Construindo uma Nova Sociedade
1986 - DNJ: Juventude e Terra - Rumo à terra prometida
1987 - DNJ: Juventude e Participação - Juventude, Presença e Participação
1988 - DNJ: Juventude, Libertação na Luta do Povo - Mulher, Negro, Índio e Eleições
1989 - DNJ: Juventude e Educação - Juventude, cadê a Educação?
1990 - DNJ: Juventude e Trabalho - Juventude: do nosso suor, a riqueza de quem?
1991 - DNJ: Juventude e América Latina - Latino-americanos, porque não?
1992 - DNJ: Juventude e Ecologia - Ouça o ECO(logia) da Vida
1993 - DNJ: Juventude e AIDS - Um grito por solidariedade
1994 - DNJ: Juventude e Cultura - Nossa cara, Nossa Cultura
1995 - DNJ: Juventude e Cidadania - Construindo a Vida
1996 - DNJ: Juventude e Cidadania - Quero ver o novo no poder
1997 - DNJ: Juventude e Direitos Humanos - A vida floresce quando a Liberdade Acontece
1998 - DNJ: Juventude e Direitos Humanos - Nas asas da Esperança gestamos a mudança
1999 - DNJ: Juventude e Dívidas Sociais - Vida em Plenitude, Trabalho pra Juventude
2000 - DNJ: Juventude e Dívidas Sociais - Jubileu da Terra, um Sopro de Vida
2001 - DNJ: Políticas Públicas para a Juventude - Paz, Dom de Deus! Direito da Juventude
2002 - DNJ: Políticas Públicas para a Juventude - A vida se tece de sonhos
2003 - DNJ: Políticas Públicas para a Juventude - Lancemos as redes em águas mais profundas
2004 - DNJ: Políticas Públicas para a Juventude - A gente quer fazer valer nosso suor... A gente quer do bom e do melhor
2005 - DNJ: Políticas Públicas para a Juventude - Juventude vamos lutar! Chegou a hora do nosso sonho realizar
2006 - DNJ: Políticas Públicas para a Juventude - Juventude que ousa sonhar constrói um Brasil popular
2007 - DNJ: Juventude e Meio Ambiente - É Missão de todos nós. Deus chama: eu quero ouvir a tua voz
2008 - DNJ: Juventude e os Meios de Comunicação - Queremos pautar as razões de nosso viver
2009 - DNJ: Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida - Juventude em Marcha contra a violência
2010:
Tema: DNJ 25 anos: celebrando a memória e transformando a história
Lema: Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência
Disponível em: http://www.dnj25anos.redejuventude.org.br/
Acesso em: 09 jul. 2010.
PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR – PJMP
DIOCESE DE MOSSORÓ
DIOCESE DE MOSSORÓ
Carta 001/PJMP
Mossoró, RN, 25 de maio de 2010.
"[...] Somos gente nova vivendo a união,
somos povo, semente de uma nova nação [...]".
Domínio público
"[...] Mira o céu azul, espaço aberto pra te acolher,
mira o céu azul, espaço aberto pra te acolher! [...]"
Zé Martins
"[...] Eu quero ver, eu quero ver acontecer.
Um sonho bom, um sonho novo acontecer [...]".
Zé Vicente
Queridos/as jovens,
A Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), vem através desta, convidar a juventude da Diocese de Mossoró/RN para participar do Encontro de Formação 2010, que ocorrerá de 13 a 15 de agosto. Tem como temática Ação Evangelizadora da PJMP e ocorrerá no Centro de Treinamento da cidade de Governador Dix Sept Rosado.
O Objetivo central do encontro é fortalecer a caminhada pastoral e formar a comissão diocesana da PJMP. Estamos disponibilizando 05 (cinco) vagas por Paróquia/Área pastoral.
O Encontro terá como assessor, o Pe. Tadeu Rocha, religioso responsável pelo Setor Juventude do Regional Nordeste II.
Orientações básicas:
1. Taxa de inscrição: R$ 15,00 por pessoa;
2. Os participantes devem chegar, de preferência, até as 18h da sexta-feira;
3. Levar rede ou colchonete;
4. Levar objetos de uso pessoal.
Venha! Participe! Você é muito importante para o fortalecimento da caminhada e para o projeto de Jesus Cristo Libertador.
Fraternamente,
Clayton Antonio de Miranda Oliveira
Comissão de Serviço da PJMP Diocesana
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens
A AÇÃO
É uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.
ORAÇÃO
Deus da Vida, da beleza, das cores e dos sonhos, ajuda-nos a construir uma sociedade mais justa, amorosa e pacífica, onde possamos viver irmanados e de forma digna e feliz.
Deus Libertador, olha para a juventude brasileira e afasta dela todas as formas de violência, principalmente o extermínio, que derruba tantos jovens cheios de sonhos, projetos e potencialidades.
Pai/Mãe da Juventude, Tu sabes o quanto gostamos de viver, de sonhar, de brincar, de namorar e de fazer tantas coisas boas. Não permita que roubem de nós esses direitos tão essenciais.
Tira de nós toda indiferença e desesperança. Que não deixemos de acreditar em nossos sonhos e de organizar as nossas lutas em busca da Civilização do Amor, do Outro Mundo Possível, do Reino de Deus.
Somos teus discípulos e tuas discípulas jovens que, de mãos dadas e com os pés fincados no chão, seguimos em marcha contra a violência e o extermínio de jovens, numa estrada banhada de sangue, que desejamos ver, sempre mais banhada de flores, sonhos e de justiça.
Caminha conosco, Senhor, porque a luta não é fácil e somente em Ti encontraremos força e coragem para não ter medo e nem desistir da marcha.
A vida da juventude está clamando por nossa ação e, como a jovem Maria, dizemos SIM a este chamado e, com cores e jeitos diversos, pintaremos a bandeira da Paz tão desejada por nossos povos.
Amém, axé, awerê, aleluia!
PROMOÇÃO
As Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural).
Com o objetivo de unir forças na defesa da vida da juventude, várias outras organizações estão se juntando como parceiras da Campanha. No Seminário Nacional de preparação da Campanha, realizado em maio de 2009, várias organizações estiveram presentes:
Setor Juventude – CNBB
Comissão Brasileira de Justiça e Paz
Conferência dos/as Religiosos/as do Brasil
Conselho Nacional de Leigos e Leigas
Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude
Campanha Reaja ou será mort@!
Associação de Familiares e Amigos/as de Presos/as – Bahia
Jornal Mundo Jovem
Via Campesina
Fonte:http://www.juventudeemmarcha.org/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=14
Acesso em: 07 jul. 2010.
Presidente LULA Sanciona Projeto de Lei Ficha Limpa
Altera a Lei Complementar no 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece, de acordo com o § 9o do art. 14 da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação e determina outras providências, para incluir hipóteses de inelegibilidade que visam a proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato.
CONHEÇA O PROJETO DE LEI SANCIONADO PELA PRESIDÊNCIA E PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp135.htm
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp135.htm
Acesso em: 07 jul. 2010.
sábado, 19 de junho de 2010
Dia Nacional de Oração pela Juventude do Meio Popular
Querid@s Companheir@s,
Está chegando mais um 09 de julho. Aniversário da PJMP. 32 anos para comungarmos a vida e a luta. A data este ano, em consonância com o DNO 2010 - Dia Nacional de Oração pela Juventude do Meio Popular, apresenta como temática: "VIVER, É NÃO CALAR, TEMOS QUE DENUNCIAR".
Precisamos "marcar território", e celebrar a Vida.
Obs.: Vamos mobilizar os grupos e registrar todos os momentos.
BAIXE O SUBSÍDIO AGORA:
http://pjmp.org/subsidios_arquivosPJMP/dno_2010_pjmp.pdf
Abraços fraternos,
Comissão de Serviço Pastoral
Diocese de Mossoró, RN
Está chegando mais um 09 de julho. Aniversário da PJMP. 32 anos para comungarmos a vida e a luta. A data este ano, em consonância com o DNO 2010 - Dia Nacional de Oração pela Juventude do Meio Popular, apresenta como temática: "VIVER, É NÃO CALAR, TEMOS QUE DENUNCIAR".
Precisamos "marcar território", e celebrar a Vida.
Obs.: Vamos mobilizar os grupos e registrar todos os momentos.
BAIXE O SUBSÍDIO AGORA:
http://pjmp.org/subsidios_
Abraços fraternos,
Comissão de Serviço Pastoral
Diocese de Mossoró, RN
quinta-feira, 25 de março de 2010
Semana da Cidadania 2010
Realizada todos os anos entre 14 e 21 de abril e elaborada pelas Pastorais da Juventude em parceria com a Rede de Centros e Institutos de Juventude, a Semana da Cidadania não é apenas uma “semana” ou um “evento”. Juntamente com Semana do Estudante (agosto) e o Dia Nacional da Juventude (outubro) ela compõe as “Atividades Permanentes” das Pastorais da Juventude do Brasil. O objetivo é fazer com que a juventude reflita em grupo algumas questões do seu cotidiano e se organize em torno do projeto de mundo que desejamos, fazendo coisas concretas, em comunhão com as Igrejas e com as organizações que partilham do mesmo sonho.
Em 2010, a Semana da Cidadania, com o tema “Trabalho para a vida, não para a morte” e o lema “Juventude, suando e sonhando, em marcha contra a violência”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade e com a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, quer falar dos sentidos do trabalho para a vida da juventude e refletir sobre o trabalho como uma oportunidade de geração não só de renda, mas de vida plena. A dignidade humana também se realiza através do trabalho, do encontro com pessoas diferentes, do aprendizado e do crescimento coletivo, dos sonhos e da organização das lutas em favor da vida. O trabalho não é apenas suor. É também sonho. Em meio ao suor e a dor do peso do trabalho, está também a oportunidade de sonhar, de transformar as relações, de ser mais humano e mais feliz.
A versão digital já está disponível na página da CNBB e das Pastorais da Juventude do Brasil. Já a versão impressa, poderá ser solicitada pelos regionais e dioceses através do email juventude2@cnbb.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o programa JavaScript para visualizá-lo.
BAIXE O MATERIAL AQUI
http://www.juventudeemmarcha.org/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=28:sdc-2010
http://www.cnbb.org.br/site/images/arquivos/cartilhasemanacidadania2010.pdf
terça-feira, 23 de março de 2010
Equipe de Serviços realiza reunião deliberativa
A Equipe de Serviços da PJMP da Diocese de MOssoró/RN realiza dia 25 de março de 2010,reunião deliberativa para discutir a execução da Semana da Cidadania 2010, CF 2010, e atividades específicas acordadas em calendário.
Coordenação: Regilda e Demétrio.
Local: Igreja Nossa Senhora de Fátima (Abolição II-Mossoró/RN).
Hora: 19h
Coordenação: Regilda e Demétrio.
Local: Igreja Nossa Senhora de Fátima (Abolição II-Mossoró/RN).
Hora: 19h
Equipe de Serviços recebe formação
Em acordo firmado entre a PJMP da Diocese de Mossoró e o CEBI, iniciou no domingo 21 de março de 2010, o primeiro encontro de formação junto Assessoria da PJMP que compõe a Equipe de Serviços.
Temática: Livro de Atos dos Apóstolos
Assessoria: CEBI Mossoró
Objetivo: Fortalecer os conhecimentos em torno do Livro de Atos dos Apóstolos e favorecer uma boa formação aos grupos de base.
Temática: Livro de Atos dos Apóstolos
Assessoria: CEBI Mossoró
Objetivo: Fortalecer os conhecimentos em torno do Livro de Atos dos Apóstolos e favorecer uma boa formação aos grupos de base.
PJMP encontra juventude de Rodolfo Fernandes/RN
Aconteceu no dia 13/03 de 8:00h às 16:00h na cidade de Rodolfo Fernandes. Estava presente 25 jovens vindos dos municípios de Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú. Os grupos de jovens presentes no encontro eram tanto da zona rural quanto da zona urbana.
No encontro foi trabalhado a espiritualidade juvenil, baseado no projeto de Jesus Cristo, analisando como PJMP está inserida neste projeto e como os grupos de jovens podem se inserir.
A participação dos jovens foi intensa, tanto nas dinâmicas, como nas discussões. A alimentação também farta. A noite, ainda partipamos da novena na festa de São José, cuja os noteiros era a juventude. E estamos certos da necessidade e realização de outros encontros como esse nesta paróquia.
Estavam na equipe: Clayton, Cristina, Euclides e Suane.
Clayton Antônio
Equipe de Serviço da PJMP
No encontro foi trabalhado a espiritualidade juvenil, baseado no projeto de Jesus Cristo, analisando como PJMP está inserida neste projeto e como os grupos de jovens podem se inserir.
A participação dos jovens foi intensa, tanto nas dinâmicas, como nas discussões. A alimentação também farta. A noite, ainda partipamos da novena na festa de São José, cuja os noteiros era a juventude. E estamos certos da necessidade e realização de outros encontros como esse nesta paróquia.
Estavam na equipe: Clayton, Cristina, Euclides e Suane.
Clayton Antônio
Equipe de Serviço da PJMP
Visita Pastoral ao Alto da Conceição-Mossoró/RN
A PJMP, através da Equipe de Serviços esteve no dia 07 de março de 2010 na cidade de Mossoró/RN (comunidade do Alto da Conceição) realizando visita pastoral.
Temática do encontro: IDENTIDADE PASTORAL
Instrumento metodológico central: BOFF, Leonardo. A Águia e a Galinha. [S.l.:s.n.], 2000.
Assessoria: Cristina, Mário, Regilda, Suane e Tiago Adelino.
Temática do encontro: IDENTIDADE PASTORAL
Instrumento metodológico central: BOFF, Leonardo. A Águia e a Galinha. [S.l.:s.n.], 2000.
Assessoria: Cristina, Mário, Regilda, Suane e Tiago Adelino.
PJMP visita juventude de Marcelino Vieira/RN
A PJMP, através da Equipe de Serviços esteve no dia 27 de fevereiro de 2010 na cidade de Marcelino Vieira/RN realizando visita pastoral.
Temática do encontro: IDENTIDADE PASTORAL
Instrumento metodológico central: BOFF, Leonardo. A Águia e a Galinha. [S.l.:s.n.], 2000.
Assessoria: Euclides, Ivânia, Lázaro, Regilda e Tiago.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Visitas pastorais
A PJMP da Diocese de Mossoró estará neste sábado (27/02) realizando visita pastoral na cidade de Marcelino Vieira/RN.
Estarão compondo a equipe de Assessoria, os respectivos militantes: Euclides, Ivânia, Regilda e Tiago Queiroz.
O Objetivo da é fortalecer o processo de articulação pastoral da Pastoral da Juventude do Meio Popular.
Abraços fraternos,
Comissão de Serviços da PJMP
Diocese de Mossoró/RN
Estarão compondo a equipe de Assessoria, os respectivos militantes: Euclides, Ivânia, Regilda e Tiago Queiroz.
O Objetivo da é fortalecer o processo de articulação pastoral da Pastoral da Juventude do Meio Popular.
Abraços fraternos,
Comissão de Serviços da PJMP
Diocese de Mossoró/RN
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PARA PJMP NA DIOCESE DE SANTA LUZIA EM 2010
JANEIRO
•Encontro do Regional NE II Ampliado em Recife/PE de 22 a 24.
•Reunião da CN e CNA em Brasília de 28 a 31.
•Confraternização da equipe de serviço da PJMP da Diocese de Mossoró. 30 e 31. Local a definir.
FEVEREIRO
•Reunião da equipe de serviço de Mossoró no dia 04 às 19h na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Esta equipe se reunirá continuamente toda 1ª quinta de cada mês.
•Reunião do Setor Juventude no dia 07. Local e horário a definir.
•Encontro/Visita à cidade de Marcelino Vieira no dia 27.
MARÇO
•05 a 07 de Março: Reunião CR e CRA em Guarabira – PB ou Recife – PE;
•Encontro/Visita à cidade de Rodolfo Fernandes no dia 13.
•Encontro de Formação para equipe de serviço da PJMP da Diocese de Mossoró no dia 21 no colégio diocesano das 8h às 16h.
ABRIL
•23 a 25 de Abril: Assembléia Regional NE2 em Maceió – AL. (CR e CRA devem chegar no dia 22//04);
•Encontro/visita a área rural das áreas pastorais de Nossa Senhora de Fátima e Menino Jesus de Praga e da paróquia de São José.
MAIO
•23 a 29 de Maio: Escola Nacional de Formação de Militantes.
JUNHO
•Encontros/Visitas.
JULHO
•10 e 11 – 1ª Assembléia do Setor Juventude;
•16 a 18 de Julho: Reunião CR e CRA em João Pessoa – PB;
•Encontro Diocesano da PJMP com o tema: Ação Evangelizadora da Juventude nos dias 30, 31 e 01 de agosto.
Nota: As atividades do 2º Semestre de 2010 serão definidas ao longo das reuniões da equipe de serviço da PJMP Diocese de Mossoró.
•Encontro do Regional NE II Ampliado em Recife/PE de 22 a 24.
•Reunião da CN e CNA em Brasília de 28 a 31.
•Confraternização da equipe de serviço da PJMP da Diocese de Mossoró. 30 e 31. Local a definir.
FEVEREIRO
•Reunião da equipe de serviço de Mossoró no dia 04 às 19h na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Esta equipe se reunirá continuamente toda 1ª quinta de cada mês.
•Reunião do Setor Juventude no dia 07. Local e horário a definir.
•Encontro/Visita à cidade de Marcelino Vieira no dia 27.
MARÇO
•05 a 07 de Março: Reunião CR e CRA em Guarabira – PB ou Recife – PE;
•Encontro/Visita à cidade de Rodolfo Fernandes no dia 13.
•Encontro de Formação para equipe de serviço da PJMP da Diocese de Mossoró no dia 21 no colégio diocesano das 8h às 16h.
ABRIL
•23 a 25 de Abril: Assembléia Regional NE2 em Maceió – AL. (CR e CRA devem chegar no dia 22//04);
•Encontro/visita a área rural das áreas pastorais de Nossa Senhora de Fátima e Menino Jesus de Praga e da paróquia de São José.
MAIO
•23 a 29 de Maio: Escola Nacional de Formação de Militantes.
JUNHO
•Encontros/Visitas.
JULHO
•10 e 11 – 1ª Assembléia do Setor Juventude;
•16 a 18 de Julho: Reunião CR e CRA em João Pessoa – PB;
•Encontro Diocesano da PJMP com o tema: Ação Evangelizadora da Juventude nos dias 30, 31 e 01 de agosto.
Nota: As atividades do 2º Semestre de 2010 serão definidas ao longo das reuniões da equipe de serviço da PJMP Diocese de Mossoró.
Assinar:
Postagens (Atom)