terça-feira, 29 de setembro de 2009

Encontro de Formação PJMP Mossoró-RN



A PJMP da Cidade de Mossoró-RN, realizará no dia 18 de outubro do corrente ano (Domingo), encontro de formação para os grupos de jovens. A atividade tem como público alvo, os coordenadores de grupo. O tema será LIDERANÇA JUVENIL.

Maiores informações:

Klayton Antônio
Assessor Diocesano da PJMP
(84) 9945-1040

Dia Nacional da Juventude 2009



Tema: Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida
Lema: Juventude em marcha contra a violência


Neste ano completamos 24 DNJs acontecidos. Alegra-nos o testemunho e a persistência das Pastorais da Juventude ao ser voz das multidões silenciadas; ao pautar temáticas na defesa da vida e dos direitos juvenis, confrontando com o modo pelo qual a juventude é considerada pelo estado brasileiro, pela sociedade, pelas famílias, pela Igreja.

É hora de avançar! O DNJ já não encontra mais sentido isoladamente. Ele se liga à Campanha da Fraternidade – que acontece durante a quaresma e às atividades permanentes das PJs: Semana da Cidadania – de 14 a 21 de abril e Semana do/a Estudante – 09 a 15 de agosto. O DNJ é parte de um todo maior que busca a dignidade jovem; ele celebra as lutas anuais dos/as jovens organizados; é a mobilização maior, concentrando multidões de jovens que buscam novas relações de vida pautadas na justiça social, no poder popular, na legitimidade da diversidade, no protagonismo juvenil, na educação libertadora e na construção da paz.



Disponível em: http://www.casadajuventude.org.br/index.php?option=content&task=view&id=2538&Itemid=2
Acesso em: 29 set. 2009.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Relato parcial do III Congresso da Juventude do Vale do Assu






A Pastoral da Juventude do meio Popular da Diocese de Mossoró realizou nos dias 05,06 e 07 de setembro de 2009 seu III Congresso de Juventude do Vale do Assu. O Tema trabalhado foi PJMP, 30 anos de fé e vida no meio popular. Estavam presentes representações juvenis de grande parte do Estado.

O evento trabalhou com a perspectiva de fortalecer a caminhada pastoral, nuclear novos grupos e formar lideranças, além de apontar diretrizes para a caminhada a partir deste segundo semestre de 2009.

Metodologicamente, o congresso se deu através da Solidade de Abertura, Mesa Redonda, Oficinas, Momentos de Espiritualidade, Atrações Culturais, Caminhada do grito dos Excluídos, Plenária (Leitura das Cartas de Intenção) e Celebração de Encerramento.

A atividade contou com a presença de religiosos, representantes do parlamento federal, de Mossoró e Assu, além do executivo de Assu e dos movimentos sociais organizados, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.